A China espera poder começar a fazer empréstimos em yuan para os BRICS em mais um passo para a internacionalização de sua moeda nacional e a diversificação do dólar estadunidense.
O Banco de Desenvolvimento Chinês quer assinar um memorando de acordo com os países parceiros do grupo BRICS, que prevê o aumento dos empréstimos feitos em yuan, enquanto os parceiros poderiam aumentar os empréstimos em suas moedas locais, reporta o Financial Times, citando as autoridades no assunto.
A movimentação tem como obejtivo trocar liquidez entre as cinco nações e diversificar a utilização do dólar estadunidense.
O Brasil e a África do Sul responderam rapidamente à proposta, dizendo que esperam que o acordo seja incluído no grande acordo a ser assinado em Nova Déli, no dia 29 de Março.
"Discutiremos a criação de estruturas e mecanismos para fazer empréstimos em moeda local para que possamos maximizar as transações econômicas e financeiras entre os países parte do acordo", disse o BNDES do Brasil.
A China, com 54 por cento de suas reservas extrangeiras em dólares, tem tentado diversificar a moeda por acreditar que logo enfraquecerá, e por um longo tempo.
A China já acordou em utilizar moeda nacional nas trocas com a Rússia, Belarus e o Japão para comércio bilateral. O país também diminiu recentemente suas reservas em dólar em favor das moedas australiana e canadense.
fonte: RT.com
foto: (Reuters / Petar Kujundzic)
No comments:
Post a Comment