Damasco, 6 mar O governo sírio receberá os enviados da ONU, Kofi Annan e Valerie Amos, com os quais tratará a crise que vive o país há um ano, confirmou aqui o Ministério de Informação.
Um breve comunicado que circula hoje acrescenta que Amos, atual subsecretária geral da ONU para Assuntos Humanitários, chegará a Damasco na madrugada da quarta-feira.
A nota não informa a data da chegada de Annan, não obstante algumas fontes indicam que o ex-secretário geral dessa organização internacional viajará à Síria na próxima sexta-feira.
Amos sustentará conversas com o chanceler Walid Moallen, seu vice-ministro e com o chefe da Média Lua Vermelha Síria. Igualmente, visitará algumas áreas no país, indica a fonte.
A visita de Amos acontece numa conjuntura marcada pelas pressões que Estados Unidos, França, Reino Unido e as monarquias petroleiras do golfo Pérsico realizam para tergiversar sobre o assunto humanitário na Síria e a sugestão de uma declaração do Conselho de Segurança da ONU, que também contou com o apoio da Rússia e China.
Por sua vez a chegada de Annan se circunscreve em igual contexto, pois foi proposta pela liga Árabe presidida pelo Catar e com o apoio de Washington, em uma recente reunião na Tunísia para que atuasse como enviado da ONU para Síria.
Ainda quando as assediadas autoridades sírias observaram com suspeita e reserva tais propostas, optaram por recebê-los e lhe mostrar a realidade dos acontecimentos no país.
Fonte: Prensa Latina
No comments:
Post a Comment